Quando se trata de locais de trabalho, nunca houve um período mais profundo de mudanças rápidas do que o que ocorreu nos últimos 24 meses.
Praticamente sem nenhum aviso, as
organizações foram forçadas a mandar os funcionários para casa e encontrar
rapidamente maneiras de mantê-los conectados e produtivos. Para aqueles
que tiveram que permanecer no escritório, novas e rigorosas medidas de saúde e
segurança tornaram a experiência muito diferente do normal.
Agora, à medida que as empresas aceitam as consequências da
pandemia, muitos estão percebendo que o local de trabalho moderno agora é uma
coisa muito diferente. Também é algo que varia de pessoa para pessoa e
precisa ser sempre flexível e adaptável.
Equipar o local de trabalho
Quando ocorreram as primeiras interrupções relacionadas a vírus,
muitos funcionários foram despachados com pouco mais do que um laptop e um
telefone celular. De repente, vendo-se trabalhando na mesa da cozinha ou
em um quarto vago, eles tiveram que ajustar rapidamente seus padrões e
processos de trabalho.
Quase dois anos depois, as empresas
estão percebendo que precisam prestar mais atenção em como seus funcionários
estão equipados e como sua produtividade pode ser mantida. Assim como
laptops e telefones celulares, eles precisam considerar tudo, desde fones de
ouvido e microfones até câmeras, teclados e telas.
Obviamente, os locais de trabalho modernos são mais do que
apenas os dispositivos usados pela equipe. As empresas também precisam
garantir que os serviços certos estejam disponíveis para minimizar interrupções
e garantir que quaisquer problemas que surjam sejam corrigidos
imediatamente.
Além do monitoramento proativo, em muitos casos é necessário um
help desk 24 horas por dia, 7 dias por semana, para fornecer suporte remoto
eficiente. Isso ajudará a minimizar os custos associados ao tempo de
inatividade e a melhorar a satisfação e a produtividade dos funcionários.
Separar a vida profissional da vida
doméstica
Uma das desvantagens de trabalhar em casa que está sendo experimentada
por muitas pessoas é a mistura de vida profissional e pessoal. Quando não
há deslocamento entre a mesa do café da manhã e o home office, é fácil que os
limites desapareçam.
Como resultado, muitas organizações estão percebendo que é
importante que a equipe tenha configurações de trabalho em casa que não invadam
o espaço pessoal. Além de aumentar a produtividade, isso também aumenta a
felicidade e ajuda os funcionários a se sentirem mais confortáveis
trabalhando remotamente.
Para conseguir isso, a equipe precisa ter dispositivos e
acessórios que tenham uma boa aparência dentro de casa. Pode parecer
trivial, mas a aparência da tecnologia moderna no local de trabalho tornou-se
mais importante do que nunca.
Não se esqueça da segurança
Ter segurança de TI eficaz no local de trabalho doméstico também
é muito importante. Os cibercriminosos estão encontrando maneiras novas e
mais sofisticadas de atingir empresas, e isso é especialmente o caso com cada
vez mais funcionários trabalhando remotamente.
Um local de trabalho moderno precisa ser capaz de se adaptar e
ficar à frente do aumento das ameaças cibernéticas, para prevenir violações de
forma proativa e manter os negócios protegidos. Além disso, como as
residências não têm o mesmo nível de segurança cibernética de um escritório, a
segurança do dispositivo se torna mais importante do que nunca.
Muitas empresas estão optando por equipar a equipe com
dispositivos que já possuem segurança integrada e, em seguida, aumentá-los com
outras ferramentas e serviços. Em alguns casos, as organizações também
estão recorrendo a especialistas em segurança para ajudá-los a gerenciar
equipamentos e garantir que a segurança seja mantida.
A importância da agilidade
Nesse novo mundo do trabalho, outro fator importante é a
agilidade. Isso é vital para garantir que a equipe possa acompanhar as
mudanças em tudo, desde os fluxos de trabalho internos até as demandas dos
clientes.
Para conseguir isso, mais atenção está sendo dada aos
aplicativos de TI que podem ser fornecidos 'como serviço'. Isso significa
que a equipe pode ter acesso aos recursos necessários sem que a organização
precise investir em novos hardwares e softwares locais.
Essas ofertas como serviço baseadas em nuvem podem incluir
qualquer coisa, desde serviços de e-mail e comunicações até suítes de
produtividade, como o Microsoft Office 365. precisam fazer seus trabalhos.
Para garantir que esses serviços sejam configurados e
gerenciados corretamente, um número crescente de organizações está recorrendo a
parceiros de tecnologia para obter assistência. Esses parceiros podem
fornecer uma gama abrangente de serviços que cobrem segurança, configuração de
dispositivos, monitoramento, gerenciamento e suporte contínuo.
Seguir o caminho “como serviço” significa que uma empresa pode
escolher exatamente quais soluções são necessárias para atender às necessidades
de sua equipe. Isso também significa que as equipes internas de TI terão
mais tempo para serem proativas em vez de reativas e corrigir problemas
constantemente.
O local de trabalho moderno de hoje pode ser muito diferente do
que costumava ser, mas isso não significa que a equipe não possa ser tão
produtiva e satisfeita quanto no escritório. Considere se sua organização
construiu um local de trabalho eficaz para todos os trabalhadores ou se ainda
há trabalho a ser feito.