Quando se trata de locais de trabalho, nunca houve um período mais profundo de mudanças rápidas do que o que ocorreu nos últimos 24 meses.

Praticamente sem nenhum aviso, as organizações foram forçadas a mandar os funcionários para casa e encontrar rapidamente maneiras de mantê-los conectados e produtivos. Para aqueles que tiveram que permanecer no escritório, novas e rigorosas medidas de saúde e segurança tornaram a experiência muito diferente do normal.

Agora, à medida que as empresas aceitam as consequências da pandemia, muitos estão percebendo que o local de trabalho moderno agora é uma coisa muito diferente. Também é algo que varia de pessoa para pessoa e precisa ser sempre flexível e adaptável.

Equipar o local de trabalho  

Quando ocorreram as primeiras interrupções relacionadas a vírus, muitos funcionários foram despachados com pouco mais do que um laptop e um telefone celular. De repente, vendo-se trabalhando na mesa da cozinha ou em um quarto vago, eles tiveram que ajustar rapidamente seus padrões e processos de trabalho.

Quase dois anos depois, as empresas estão percebendo que precisam prestar mais atenção em como seus funcionários estão equipados e como sua produtividade pode ser mantida. Assim como laptops e telefones celulares, eles precisam considerar tudo, desde fones de ouvido e microfones até câmeras, teclados e telas. 

Obviamente, os locais de trabalho modernos são mais do que apenas os dispositivos usados ​​pela equipe. As empresas também precisam garantir que os serviços certos estejam disponíveis para minimizar interrupções e garantir que quaisquer problemas que surjam sejam corrigidos imediatamente.  

Além do monitoramento proativo, em muitos casos é necessário um help desk 24 horas por dia, 7 dias por semana, para fornecer suporte remoto eficiente. Isso ajudará a minimizar os custos associados ao tempo de inatividade e a melhorar a satisfação e a produtividade dos funcionários. 

Separar a vida profissional da vida doméstica 

Uma das desvantagens de trabalhar em casa que está sendo experimentada por muitas pessoas é a mistura de vida profissional e pessoal. Quando não há deslocamento entre a mesa do café da manhã e o home office, é fácil que os limites desapareçam.

Como resultado, muitas organizações estão percebendo que é importante que a equipe tenha configurações de trabalho em casa que não invadam o espaço pessoal. Além de aumentar a produtividade, isso também aumenta a felicidade e ajuda os funcionários a se sentirem mais confortáveis ​​trabalhando remotamente.

Para conseguir isso, a equipe precisa ter dispositivos e acessórios que tenham uma boa aparência dentro de casa. Pode parecer trivial, mas a aparência da tecnologia moderna no local de trabalho tornou-se mais importante do que nunca. 

Não se esqueça da segurança 

Ter segurança de TI eficaz no local de trabalho doméstico também é muito importante. Os cibercriminosos estão encontrando maneiras novas e mais sofisticadas de atingir empresas, e isso é especialmente o caso com cada vez mais funcionários trabalhando remotamente.

Um local de trabalho moderno precisa ser capaz de se adaptar e ficar à frente do aumento das ameaças cibernéticas, para prevenir violações de forma proativa e manter os negócios protegidos. Além disso, como as residências não têm o mesmo nível de segurança cibernética de um escritório, a segurança do dispositivo se torna mais importante do que nunca.

Muitas empresas estão optando por equipar a equipe com dispositivos que já possuem segurança integrada e, em seguida, aumentá-los com outras ferramentas e serviços. Em alguns casos, as organizações também estão recorrendo a especialistas em segurança para ajudá-los a gerenciar equipamentos e garantir que a segurança seja mantida. 

A importância da agilidade 

Nesse novo mundo do trabalho, outro fator importante é a agilidade. Isso é vital para garantir que a equipe possa acompanhar as mudanças em tudo, desde os fluxos de trabalho internos até as demandas dos clientes.

Para conseguir isso, mais atenção está sendo dada aos aplicativos de TI que podem ser fornecidos 'como serviço'. Isso significa que a equipe pode ter acesso aos recursos necessários sem que a organização precise investir em novos hardwares e softwares locais.

Essas ofertas como serviço baseadas em nuvem podem incluir qualquer coisa, desde serviços de e-mail e comunicações até suítes de produtividade, como o Microsoft Office 365. precisam fazer seus trabalhos.

Para garantir que esses serviços sejam configurados e gerenciados corretamente, um número crescente de organizações está recorrendo a parceiros de tecnologia para obter assistência. Esses parceiros podem fornecer uma gama abrangente de serviços que cobrem segurança, configuração de dispositivos, monitoramento, gerenciamento e suporte contínuo.

Seguir o caminho “como serviço” significa que uma empresa pode escolher exatamente quais soluções são necessárias para atender às necessidades de sua equipe. Isso também significa que as equipes internas de TI terão mais tempo para serem proativas em vez de reativas e corrigir problemas constantemente. 

O local de trabalho moderno de hoje pode ser muito diferente do que costumava ser, mas isso não significa que a equipe não possa ser tão produtiva e satisfeita quanto no escritório. Considere se sua organização construiu um local de trabalho eficaz para todos os trabalhadores ou se ainda há trabalho a ser feito.