Não há nada que deixe os geeks tão empolgados quanto o início de uma nova guerra de console, mas esta parece um pouco diferente.
Depois que o PlayStation 4 da Sony dominou a geração que estamos prestes a fechar (pelo menos do ponto de vista de vendas) como um leão faminto domina a savana na hora do almoço, ficou bem claro que a Microsoft precisava de uma mudança de estratégia desta vez .
Portanto, embora a empresa de Redmond tenha feito mais do que seu quinhão de se gabar de taxas de quadros, SSDs e teraflops na preparação para a próxima geração, está bem claro que deseja que o ecossistema do Xbox seja o mais abrangente possível.
Tem smartphone? Obtenha uma assinatura do Game Pass Ultimate e uma conexão Wi-Fi decente e isso é um Xbox. Seu PC? Isso é um Xbox também. Ainda não pode se dar ao luxo de deixar seu Xbox One empoeirado? Sem problemas. Os jogos originais continuarão rodando no hardware antigo por pelo menos um ou dois anos. E em uma jogada ousada, no momento a Microsoft não está planejando lançar nenhum jogo Xbox exclusivo da próxima geração.
O Xbox Series X, então, é apenas o mais poderoso de todos os Xboxes projetados para viver sob sua TV. O imperador Xbox, se preferir. É repleto de tecnologia, mais rápido e silencioso do que qualquer console anterior, e promete não apenas fazer novos jogos parecerem e rodarem melhor, mas perto o suficiente de todos os jogos do Xbox que já existiram.
Mas sem um jogo de lançamento grande e brilhante para chamar de seu, a abordagem inclusiva da Microsoft tira um pouco do brilho de sua nova máquina?
Design:
Então, sim, a Série X é uma grande geladeira preta fosca que não vai ganhar nenhum desfile de moda, mas sua estética minimalista de PC também significa que ela se mistura rapidamente na prateleira sob sua televisão (ao contrário de outro novo console que ganhamos não menciono aqui), com a unidade de disco praticamente oculta e a única cor que vem do botão liga / desliga iluminado e uma camada de verde do Xbox sob os orifícios de ventilação na parte superior do console. Embora, se a sua Série X estiver de lado como a nossa, você nunca notará o último.
Onde quer que ele vá morar, você precisará de um bom espaço. Medindo 15 x 15 x 30 cm e pesando pouco mais de 4,4 kg, o cubóide Series X não é tão grande ou pesado quanto sua geladeira, mas é uma fera em todos os sentidos da palavra e, como você pode ver nas fotos, apenas quase slots em nossa prateleira razoavelmente larga.
Ainda assim, perdoaremos o peso quando você levar em consideração tudo sob o capô (mais sobre isso em breve), incluindo um sistema de ventilador que é notavelmente silencioso e, visto que ainda não sentimos o console esquentar, aparentemente eficaz. Na parte traseira, você tem uma porta HDMI 2.1, essencial para atingir a jogabilidade 4K/120fps da qual a Série X é tecnicamente capaz, três portas USB 3.1, Ethernet, uma porta de alimentação e um slot para um dos armazenamentos de 1 TB da Seagate. unidades de expansão. Ao lado de cada porta, você também encontrará saliências em Braille, em outra vitória para o louvável esforço da Microsoft em direção a mais acessibilidade nos jogos.
Quanto ao controlador, as baterias ainda são necessárias para ligá-lo fora da caixa e ele se parece muito com o controle do Xbox One. Isso não é uma crítica, já que o pad era quase perfeito, e a evolução da Série X obtém alças e gatilhos texturizados, um D-pad atualizado e um novo botão de compartilhamento que permite carregar facilmente clipes e vídeos para suas contas de mídia social. E de acordo com a filosofia de compatibilidade futura da Microsoft, os controladores Xbox One mais antigos funcionam bem com a nova máquina.
Uma palavra rápida sobre armazenamento. Do 1 TB de memória que a Série X oferece, você só pode usar 802 GB, com a Microsoft beliscando alguns para os recursos de interface do usuário e SSD. Isso é preenchido muito rapidamente quando você está baixando títulos em 4K. Isso significa que você pode se desembolsar por um dos cartões de expansão proprietários de £ 220 da Seagate. Uma unidade USB externa ainda é uma opção para mover e armazenar jogos antigos, mas os jogos otimizados que aproveitam a Xbox Velocity Architecture não funcionarão com o armazenamento USB. A nova geração vai custar caro.
HDMI 2.1: uma palavra de advertência
Se você ainda não tem uma TV 4K HDR e não planeja mudar isso em um futuro próximo, não compre um Xbox Series X. É melhor ficar com o Xbox One atual ou comprar o mais distante. Série S mais barata , que faz tudo o que a geladeira faz enquanto produz em uma resolução mais baixa.
Mas essa é a parte simples. Ter um gogglebox 4K não é necessariamente suficiente para aproveitar cada gota do potencial da Série X. Na caixa, você verá promessas empolgantes como “8K” e “120fps”, mas para permitir experiências absurdamente altas e suaves, você precisará do que há de mais moderno em tecnologia de TV.
Obviamente, uma TV 8K será necessária para o futuro entretenimento 8K, mas para as taxas de quadros de 120 Hz sobre as quais a Microsoft está fazendo tanto barulho, sua TV precisa oferecer suporte ao padrão HDMI 2.1, que tem muito mais largura de banda do que o HDMI 2.0 anterior. portanto, permitindo alta taxa de quadros (4K a 120Hz e 8K a até 60Hz) sem comprometer a resolução. A maioria das TVs lançadas antes deste ano (a nossa, uma Samsung QLED 2019, incluída) não possui uma conexão HDMI 2.1, portanto, lembre-se ao comprar o console.
Dito isso, o Xbox Series X ainda funciona tão bem com a porta HDMI 2.0 mais antiga que sua televisão provavelmente terá, e a linha de base 4K / 60fps com a qual a máquina está trabalhando ainda pode resultar em jogos de última geração totalmente gloriosos que irão quase certamente supera qualquer coisa que você já experimentou em um console antes. Não compre uma nova TV para a porta atualizada, mas se você estiver procurando por uma de qualquer maneira, certifique-se de que ela seja à prova de futuro.
Desempenho: teraflop até cair
A Série X usa um sistema de design personalizado em um chip (SOC) que inclui uma CPU AMD Zen 2 e uma GPU RDNA 2, bem como 16 GB de RAM GDDR6. O primeiro promete 4x o poder da CPU do Xbox One X, enquanto os 12 teraflops de processamento gráfico bruto da GPU são o dobro do console principal da Microsoft e cerca de 1,7 teraflops a mais do que o PS5 é capaz. O processador também facilita novos recursos gráficos como sombreamento de taxa variável (VRR), Auto HDR e raytracing, uma técnica de renderização que produz luz e sombra mais precisas em jogos. Tudo isso é suportado por um novo SSD NVMe de 1 TB, que pode acelerar enormemente sua experiência de jogar.
No lado do áudio, a Série X oferece suporte a Dolby Atmos e DTS: X pronto para uso, portanto, você pode esperar um som espacial mais envolvente em jogos futuros que o implementem.
Ufa, essa é a sobrecarga de informações tratadas. Você não será o único a se perguntar exatamente o que é um teraflop quando está em casa e quanto tudo o que foi dito acima realmente afetará seus jogos do dia-a-dia.
Bem, algumas das melhorias do Xbox Series X são instantaneamente perceptíveis, sendo a mais óbvia o tempo de carregamento. Trabalhando em conjunto com a CPU, o SSD reduz enormemente a quantidade de tempo que você gasta esperando o carregamento de um jogo, geralmente em questão de segundos. Iniciamos o Forza Horizon 4, em nossa opinião sempre um loader tediosamente lento em nosso Xbox One S, e mal tivemos tempo de atualizar nossa linha do tempo no Twitter antes de sermos lançados na zona rural da Grã-Bretanha em um supercarro decorado de maneira extravagante. Em praticamente todos os jogos que jogamos durante os testes, foi a mesma história: tempos de carregamento dramaticamente mais rápidos do que os jogadores de console estão acostumados.
Depois, há o Quick Resume, outro novo recurso assistido por SSD que permite que vários jogos sejam deixados em seu estado congelado na memória de armazenamento até que você queira jogá-los novamente. Você pode, por exemplo, jogar uma partida de FIFA 21 e, em seguida, entrar em Watch Dogs: Legion para uma ou duas missões, antes de relaxar com algum Efeito Tetris e encerrar sua sessão com outro chute virtual, tudo sem esperar por nenhum dos jogos. para inicializar. Vários títulos aos quais tivemos acesso durante o período de revisão tiveram o Quick Resume desativado antes do lançamento, mas quando está funcionando é brilhante e pode mudar completamente nossos hábitos de jogo.
Mas talvez nosso recurso favorito relacionado ao desempenho da Série X seja a compatibilidade com versões anteriores. A Microsoft já começou a trabalhar para tornar o Xbox 360 e os jogos originais do Xbox jogáveis no Xbox One, mas com o Series X vai um passo além. Não apenas uma grande quantidade de seus jogos antigos funcionará na Série X, mas também terão uma aparência e reprodução melhores, com taxas de quadros mais suaves, tempos de carregamento mais rápidos, resolução aprimorada e HDR aplicado automaticamente a jogos SDR anteriores. O SSX 3 de 2003 funciona como um sonho na Série X, com corridas carregando em um instante e cores visivelmente aparecendo. Revisitar o Fable 2 do 360 também foi ótimo, com o jogo rodando suavemente. Com a tão esperada nova entrada provavelmente ainda daqui a alguns anos, a Série X torna a repetição da série seriamente tentadora.
E os novos jogos? Bem, é aí que fica um pouco complicado. No futuro, uma tecnologia que a Microsoft está chamando de Smart Delivery garantirá que, quando você transportar sua biblioteca do Xbox para um novo console, ela será atualizada automaticamente para oferecer a melhor versão possível no hardware. Os jogos que tiram proveito dos avanços de última geração do Xbox Series X, sejam construídos nativamente para o hardware ou reconstruídos e atualizados a partir de sua forma de última geração, serão identificados como 'Otimizados para Xbox Series X|S' na loja do Xbox.
Mas durante a janela de análise apenas cinco foram otimizados: Gears 5 , Gears Tactics , Forza Horizon 4 , The Touryst e Sea of Thieves . O Gears 5 parece absolutamente impressionante (e nojento) rodando em 4K/60 fps, e aqueles com uma TV compatível podem aumentá-lo para 120 fps. Enquanto o já mencionado Forza Horizon 4 , já um jogo de destaque no Xbox One X, parece melhor do que nunca, especialmente em uma TV que possui a magia HDR para fazer justiça.
Mas a maioria desses jogos tem pelo menos um ano de idade. Não foi possível jogar Watch Dogs: Legion , que será um dos primeiros títulos da Série X a apresentar o raytracing acelerado por hardware. Uma atualização para esse jogo será lançada em 10 de novembro. Ori and the Will of the Wisps , enquanto isso, deve lançar sua atualização otimizada hoje, e Assassin's Creed Valhalla será lançado como um jogo otimizado da Série X em 10 de novembro, mas, novamente, estamos Ainda estamos para ver os resultados por nós mesmos.
Isso significa que, na maior parte do tempo, testando o Series X, ele foi tratado como uma máquina do tempo de videogame muito poderosa e muito cara, e provavelmente levará um tempo até que a maioria de sua biblioteca de jogos esteja tirando vantagem tangível de todos os seus potência disponível. O que podemos dizer com confiança agora, porém, é que as inúmeras melhorias de qualidade de vida do Series X simplesmente tornam os jogos que rodam nele já mais agradáveis.
Biblioteca de jogos: tudo sobre o Game Pass
Se você ainda não jogou coisas cinco estrelas como Gears 5 e Forza Horizon 4 , vai se divertir muito jogando as versões otimizadas da Série X e com atualizações de 120fps chegando ao Dirt 5 , além de mundo aberto épicos como Watch Dogs: Legion e Assassin's Creed Valhalla disponíveis no lançamento e rodando em suas especificações ideais na geladeira grande, você não vai ficar sem jogos para jogar. Mas todos nós sabemos que o Halo Infinite foi feito para ser o grande. Master Chief está em todo o fundo da caixa, caramba.
Mas então, a Microsoft tem um ás na manga: Game Pass. Essencialmente, a resposta mais convincente que a indústria de videogames tem para a Netflix, uma assinatura Game Pass Ultimate de £ 11 por mês oferece a você o Xbox Live Gold e mais de 100 jogos para jogar, com novos adicionados regularmente.
Todos os jogos originais do Xbox estão no serviço desde o primeiro dia, e o Game Pass recentemente se fundiu com o EA Play, oferecendo descontos e acesso gratuito ao cofre de títulos da EA. Acrescente a isso a impressionante aquisição da Bethesda pela Microsoft no início deste ano, e o Game Pass é sem dúvida o negócio de melhor valor em jogos. E se você tiver um telefone Android compatível, poderá levá-lo aonde quer que vá, graças ao xCLoud.
Recomendamos baixar The Touryst se você se inscrever. É um jogo de aventura de quebra-cabeça voxel ambientado em uma ilha tropical e parece incrivelmente bonito rodando em 4K/60fps em seu estado otimizado da Série X.
Inclua o compromisso da Microsoft com a compatibilidade com versões anteriores e o futuro parece brilhante para a nova geração do Xbox… só gostaríamos que tivesse algo um pouco mais robusto para incitar a Sony agora.
Você pode ler tudo sobre a nova interface do usuário da Microsoft em nossa análise do Xbox Series S , mas saiba que é uma grande atualização no quebra-cabeça que estava navegando no Xbox One. O Game Pass está na frente e no centro da experiência, é fácil encontrar seus aplicativos de streaming e os jogos jogados recentemente são listados na barra lateral quando você pressiona o botão Xbox – útil para o Quick Resume.
Veredito do Microsoft Xbox Series X
No momento, parece que estamos revisando o potencial do Xbox Series X. Poucos jogos foram otimizados no momento em que escrevo para realmente entender como isso é bom, e teremos que revisitar o tópico antes do final do ano.
Já adoramos os tempos de carregamento incrivelmente rápidos, o Quick Resume e o upscaling de jogos mais antigos, mas também estamos ansiosos para ver todos esses teraflops empregados em mais alguns títulos novos.
Obviamente, você não precisa gastar £ 450 em um novo Xbox se não tiver o equipamento. A Série S pode fazer muitos dos mesmos truques de festa em uma resolução mais baixa; portanto, se você ainda estiver satisfeito com sua televisão não 4K, dê uma olhada nisso. Usamos um extensivamente ao lado do Series X e podemos dizer com confiança que é um grande avanço em relação ao Xbox One S que ele substitui. E você não precisa atualizar se não quiser, com todo o brilho do Game Pass ainda disponível para o público do Xbox One.
Embora haja algo um pouco decepcionante sobre o lançamento da Série X - sendo posicionado mais como uma evolução do que uma revolução, com a Microsoft ansiosa para se afastar da ideia de exclusividades - esta ainda é uma máquina monstruosamente poderosa que parece verdadeiramente de última geração para usar. . Agora vamos ter mais alguns jogos.