O Linux tornou-se uma alternativa viável e gratuita ao Windows e MacOS – e você não precisa ser um especialista. Selecionamos as melhores distribuições para desktops e servidores.

Embora possa não ser tão popular quanto o Windows ou o MacOS, o Linux costuma ser o sistema operacional de escolha para aqueles que o conhecem. Uma combinação de poder e versatilidade fez do Linux um favorito firme entre desenvolvedores e geeks de tecnologia ao longo dos anos.

Ao contrário da crença popular, no entanto, você não precisa ser um programador ou um técnico vitalício para começar a usar o Linux. A maioria das distribuições mais populares são fáceis de usar, com muita documentação e guias disponíveis online. O melhor de tudo é que o Linux é um software de código aberto, o que significa que é totalmente gratuito!

Ser de código aberto também significa que o código-fonte está disponível gratuitamente e pode ser modificado e redistribuído. É por isso que existem tantas variantes do Linux – conhecidas como distribuições ou 'distros' – com recursos e interfaces de usuário amplamente variados.

Na verdade, devido à natureza do desenvolvimento de código aberto, a maioria dessas distribuições está disponível em vários sabores diferentes – cada um com vários pontos fortes e fracos. Eles serão todos muito semelhantes, mas vale a pena dar uma olhada rápida nos detalhes para decidir qual variante específica é melhor para você.

ubuntu

O Ubuntu é de longe a distribuição Linux mais conhecida, e com razão. A Canonical, sua criadora, trabalhou muito para fazer o Ubuntu parecer tão elegante e polido quanto o Windows ou o MacOS, e é uma das distros mais bonitas do mercado.

O Ubuntu é compatível com uma grande variedade de hardware e software, e a Canonical garante que seja atualizado regularmente. É a coisa mais próxima que o Linux tem de uma distro 'mainstream', adequada para uso pessoal e comercial. Também é amplamente utilizado como servidor web, sendo uma opção regular em servidores privados virtuais (VPS) de provedores de hospedagem na web.

Baixe aqui

Mint

Embora o Linux Mint seja realmente baseado no Ubuntu, existem algumas diferenças. Para começar, o ambiente de desktop do Mint é uma reminiscência de versões mais antigas do Windows, como o Windows 7 e o Windows XP, enquanto o Ubuntu é mais parecido com o da Apple.

Há também o problema de que, embora o Ubuntu seja apoiado pela Canonical, o Mint é totalmente operado e mantido pela comunidade, por meio de voluntários individuais, empresas parceiras e patrocinadores corporativos. Isso significa que o suporte para Mint pode ser um pouco menos confiável do que com outras distros.

Baixe aqui

Fedora

Se você quer estar no limite absoluto do Linux, o Fedora é a distro para você. Novas tecnologias são integradas ao software o mais rápido possível, resultando em alguns dos recursos mais inovadores de qualquer distro. Ele ainda possui Linus Torvalds – criador do kernel do Linux – como usuário.

A desvantagem disso é que os ciclos de suporte são curtos. As versões do Fedora são suportadas apenas por um mês após o lançamento da próxima versão, com cerca de seis meses entre os lançamentos das versões. No entanto, o processo de atualização geralmente é indolor e não requer reinstalação completa.

Baixe aqui

Melhores distribuições de servidores de negócios

Os PCs de mesa podem ser os locais onde o Linux é mais popular, mas seu uso em servidores corporativos é uma das principais razões pelas quais o software de código aberto ainda gera dinheiro. Estas são as melhores distros para colocar no coração de seus servidores de negócios.

Red Hat Enterprise Linux

O Red Hat Enterprise Linux (RHEL) é o sistema operacional baseado em servidor da empresa. Embora seja oferecido gratuitamente aos desenvolvedores, a Red Hat ganha dinheiro vendendo serviços de suporte e assinaturas para empresas que desejam implementar o software em ambientes de produção.

Como produto principal da Red Hat, ele é atualizado regularmente com novos recursos e patches de segurança. Com lançamentos recentes em particular, a empresa aumentou o suporte para serviços em nuvem, contêineres e automação.

Baixe aqui

Servidor SUSE Linux Enterprise

Assim como o RHEL, o SUSE Linux Enterprise Server (SLES) é uma distribuição Linux de código aberto voltada especificamente para servidores de negócios e data centers. Como tal, integração, conformidade e interoperabilidade estão no topo da lista de prioridades.

A SUSE também está investindo em rede e armazenamento definidos por software, bem como em ferramentas de nuvem como o OpenStack. Como no Red Hat, o software em si é gratuito, enquanto os contratos de suporte associados são cobrados.

Baixe aqui

Debian

Em vez de distribuições Linux corporativas como RHEL e SLES, o Debian é operado principalmente pela comunidade Linux. Isso o torna um pouco mais flexível do que suas contrapartes focadas nos negócios.

Embora também esteja disponível como um sistema operacional de desktop, o Debian pode ser usado em servidores e o fato de ser suportado pela comunidade muitas vezes pode tornar a estrutura de suporte mais valiosa, especialmente para pequenas empresas ou aquelas sem grandes necessidades de TI.

Baixe aqui

Melhores distros leves

Uma das melhores coisas sobre o Linux é que ele pode ser executado até mesmo nos sistemas mais antigos e com menos potência. Essas distribuições são tão leves em recursos que você provavelmente poderia executá-las em uma torradeira se tentasse o suficiente.

TinyCore

O TinyCore é uma das menores distribuições de todos os tempos, com o pacote recomendado com apenas 16 MB. É praticamente o que você esperaria - uma distro básica que inclui o mínimo absoluto necessário para começar a funcionar. A versão recomendada inclui uma interface gráfica, um gerenciador de janelas e não muito mais.

Por padrão, o TinyCore opera como um thin client: ele inicializa totalmente na RAM do sistema (em vez de instalar no disco rígido) e, embora você possa instalar aplicativos, eles duram apenas uma sessão. Se você deseja habilitar o armazenamento persistente, no entanto, essa é uma opção.

Baixe aqui

Puppy Linux

Projetado para velocidade e facilidade de uso, uma das principais vantagens do Puppy Linux é que ele pode fazer com que os computadores mais antigos pareçam máquinas novas. Seus requisitos de sistema são incrivelmente baixos, o que significa que ele funcionará de forma suave e rápida, mesmo em hardware antigo.

Esteja avisado, porém - a natureza do desenvolvimento do Puppy Linux significa que existem ainda mais variantes e ramificações diferentes do que outras distros, o que pode ser confuso. Felizmente, é tão leve que você pode simplesmente pular para outra versão se não gostar.

Baixe aqui

Lubuntu

Como o Tiny Core e o Puppy Linux, o Lubuntu foi desenvolvido para ser executado de forma rápida e fácil em PCs menos potentes. Como o nome sugere, é baseado no Ubuntu, o que significa que a experiência do usuário é muito mais suave do que seus rivais – embora a desvantagem seja que não é tão eficiente.

Outro benefício é que ele é compatível com os pacotes de software do Ubuntu, dando aos usuários acesso a um enorme repositório de aplicativos que podem ser instalados à vontade. Eles cobrem tudo, desde ferramentas básicas de escritório e produtividade até jogos.

Baixe aqui

Melhores distros para os preocupados com a segurança

A comunidade de privacidade e segurança é um dos poucos grupos dentro da tecnologia que são tão apaixonados quanto a comunidade de código aberto. Faz sentido, então, que as duas áreas andem de mãos dadas. Aqui estão as melhores distros para hackers, pen-testers e paranóicos terminais.

Kali

O Kali Linux ganhou reputação na comunidade de segurança cibernética por ser o sistema operacional preferido dos hackers. O Kali vem carregado com mais de 300 ferramentas para sondar, escanear, explorar e atacar seus alvos, incluindo crackers de senha, key-loggers e scanners WiFi.

Decididamente não é amigável para iniciantes, a equipe por trás do Kali Linux oferece treinamento on-line sobre como operá-lo com eficiência. É usado por hackers éticos, testadores de penetração e afins.

Baixe aqui

Tails

Tails, também conhecido como The Amnesiac Incognito Live System, é basicamente uma navegação privada, mas para todo o seu PC. Como o Tiny Core, o sistema operacional carrega na RAM e não deixa nenhuma evidência de que já esteve lá.

O restante do sistema operacional também se preocupa com a privacidade - todo o tráfego da Internet passa pela rede Tor e todos os aplicativos foram cuidadosamente escolhidos para garantir que atendam aos mais altos padrões de anonimato online.

Baixe aqui

Tens

Em vez de hackers ou fãs de privacidade, a distro TENS (abreviação de 'Trusted End Node Security') foi construída pela Força Aérea dos EUA. Como o Tails, ele inicializa no modo 'ao vivo' e não deixa rastros de suas atividades. Também tem o selo de aprovação da NSA.

É leve, projetado para funcionar apenas como uma imagem ao vivo de mídia somente leitura e sem armazenamento removível. Isso significa que qualquer malware ou outras infecções são eliminados entre as sessões, para segurança extra.

Baixe aqui